sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Rivotril - Para pensar!

Rivotril, ou Clonazepan, é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, portanto, tem sua venda restrita, vinculada à apresentação de "receituário" azul, como é conhecido popularmente. Sua ação e principal indicação seria nas epilepsias, porém, devido ao seu efeito miorrelaxante e sedativo, passou a ser um dos medicamentos de escolha para tratamento de algumas outras entidades clínicas e psiquiátricas...e com excelentes resultados. É vendido nas dosagens de 0,25mg ; 0,5mg ; 2,0mg , sendo o preço bastante acessível.
Na minha prática médica, em consultório, observo que aumenta a cada dia o n° de usuários de benzodiazepínicos, em especial, o Rivotril. Na maioria das vezes, indicado pelo vizinho ou um familiar que faça uso. Ou seja, o número de pacientes usando a droga sem indicação precisa é imenso. Todos apresentam uma justificativa própria, que julgam ser suficiente para acobertar a falta de responsabilidade e critério. Tento em vão demovê-los da idéia de que um comprimido vez ou outra vai reestabelecer o equilíbrio que tanto procuram. O máximo a fazer é me negar a fornecer a receita para que possam comprar o medicamento. No fundo, sei que conseguirão com algum colega desavisado ou "mais generoso"que atende na próxima esquina.
O uso dos benzodiazepínicos, particularmente o Rivotril, não se restringe a pacientes em tratamento psiquiátrico. Usa-se também para outras patologias, de ordem clínica, onde verifica-se algum grau de ansiedade, distúrbios do sono ou sintomas depressivos, quando podemos associá-lo a outras classes de medicamentos.
O fato é, amigos, que a "tarja preta" já foi fator de preocupação e de limitação há alguns anos atrás. Hoje virou moda. Se você não é usuário de um "tarja preta", é tido como cafona...fora dos padrões da nossa realidade. Hoje vale mais o vício em uma droga permitida pela nossa lei, do que uma boa terapia ou até uns dias de férias na praia ou na serra. É mais fácil tomar um comprimido, do que sentar e dialogar com a esposa/marido ou com os filhos. É mais fácil tomar um comprimido, do que argumentar com seu chefe no trabalho.
A verdade é que o Rivotril, e outros da mesma classe terapêutica, são hoje usados por qualquer motivo: Me aborreci: Rivotril! ; Não consigo dormir: Rivotril! ; Meu time perdeu: Rivotril! ; Meu filho ainda não chegou da rua: Rivotril! ; Meu salário está atrasado: Rivotril! E por aí vai...são inúmeras as situações que "justificam" o uso constante do medicamento...Devo admitir que é uma solução prática sim, porém aonde fica nossa capacidade de dialogar, argumentar, conduzir uma situação adversa com tranquilidade e bom senso? Aonde fica a nossa fé, seja ela qual for, para nos ajudar a seguir em frente? Aonde ficam os bons livros que poderiam estar sendo lidos nas noites de insônia, que são comuns a todos nós?
Amigos, devo dizer que nada tenho contra o Rivotril, posto que sou usuária antiga(sob prescrição médica) deste medicamento. Apenas faço um apelo para que o uso indiscriminado não se torne uma rotina cotidiana, para que as consequências não apareçam cada vez com mais frequência em nossa sociedade.
Houve um tempo em que éramos a "Geração Prozac". Hoje somos a "Geração Rivotril". Será que não merecíamos um rótulo mais bonito?

5 comentários:

  1. sou depedente do rivotril como faço pra conseguir uso ha 10 anos eos medicos nao estao querendo me dar a reçeita... tenho 40 anos obrigada

    ResponderExcluir
  2. Na verdade vc deve procurar um médico que faça uma avaliação clínica e veja a necessidade ou não de usar o Rivotril como tratamento. Aconselho que vc procure um psiquiatra!
    Abçs...

    ResponderExcluir
  3. Usei Rivotril durante algum tempo por depressão e síndrome do pânico, não aconselho ninguém a usar este remédio. Sempre use com prescrição médica e tomava 4x ao dia. Confesso que no inicio do tratamento me trouxe um certo alívio, depois a preocupação de ficar dependente, quando me achei segura abandonei o uso desta medicação e por nada volto a tomar. Quando penso que posso precisar"dele" vou para um bom lugar onde tenha muita natureza pensar na vida e organizar meus pensamentos e não volto mais a utilizá-lo
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Já cheguei a tomar 5 por dia, mais fluexetina, valkapine e outros.Quando teve um falecimento na familia tomei 10 comprimidos, tinha uma consulta médica levei uma bronca ela me disse que podia ter tido uma parada cardiaca.Hoje tomo um para dormir tou legal, de dia tenho uma certa irritaçaõ.Mas quem não tem no mundo de hoje?Uso ele numa boa, já faz uns 6 anos.E obrigado por permitir comentar é muita gentileza de sua parte.

    ResponderExcluir
  5. Faço uso do rivotril há vários anos, um comp à noite,e mesmo assim não durmo com facilidade, continuo tendo dificuldade para dormir.Iniciei o uso por orientação médica qdo me descobri com fibromialgia e precisei REAPRENDER a dormir, pois passava a noite em claro!Continuo tomando mas não vejo grande resultado, tb tomo o antidepressivo pela manhã.Gostaria de não precisar e sonho com um dia poder parar com tudo isso, o que acho pouco provável, visto que levamos uma vida mais e mais estressante a cada dia, infelizmente!

    ResponderExcluir

Permitido comentar...sem censura, mas com educação! OK?