sábado, 12 de abril de 2008

Ah Ceará...quero voltar...

A natureza...vista por várias "lentes"...mas pela mesma fotógrafa...

sexta-feira, 11 de abril de 2008

FREUD EXPLICA?

Para quem não conhece, este é meu amigo Sig...Sigmund Freud. Há mais de 10 anos travamos diálogos(às vezes monólogos)reveladores...Ele tem o dom de me fazer entender a mim mesma...É bem verdade que de vez em quando...falha! Por minha culpa, minha máxima culpa. Afinal, como alguém tão consciente(???)pode se deixar levar pelas armadilhas do subconsciente? Não é fácil... Mas nós continuamos nossas tentativas, posto que Sig é um "cara" altamente compreensivo, e nada crítico! Rs...às vezes, ficamos em dúvida se quem está sendo analisado sou eu...ou ele...rs! Nesses dias, conversamos apenas sobre amenidades...como dois bons amigos. Mas quando o tal do subconsciente aflora...ahhh....aí ninguém segura...vira um ping-pong fantástico. Fico pensando como pode tamanha inteligência...de ambos. É...sei que estou sendo um pouco pretenciosa, mas Sig me ensinou que devemos valorizar o que temos de bom, ou pelo menos, o que pensamos que temos de bom. E eu respeito os mais velhos...conselhos de alguém de cabelos brancos são para ser considerados! Enfim, nossa relação é de amor e ódio...os dois extremos mais próximos que já conheci. Não vivo sem ele, e por sua vez, sei que ele me quer por perto. Trocamos experiências filosóficas incríveis. E não é qualquer paciente que se permite viver uma hora de devaneios por semana! Eu sim...me permito, porque gosto, porque quero e porque, como todos, aguardo o dia em que haverá uma explicação...E enquanto Freud não explica.....................meu lugar fica guardado em seu divã. PS: confesso que às vezes me pego torcendo para que a tal explicação não exista............

NOSSO REFÚGIO

Pousada da Bocaina - São Pedro da Serra

quinta-feira, 10 de abril de 2008

NAUFRÁGIO

Quando meu olhar te devassou por inteiro E sua imagem em minha retina ficou Inundei de lágrimas um travesseiro Onde meu coração naufragou... Fui também por ti devassada Entregue na mesma emoção Vi tua vida então naufragada Perdida em minha solidão. KIKINHA

EU???

"Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais fortes, das festas mais apoteóticas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes... Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos. Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer: - E daí? Eu adoro voar!"

quarta-feira, 9 de abril de 2008

DEPRESSÃO - Generalidades

Depressão é uma palavra freqüentemente usada para descrever nossos sentimentos. Todos se sentem "para baixo" de vez em quando, ou de alto astral às vezes e tais sentimentos são normais.

A depressão, enquanto evento psiquiátrico é algo bastante diferente: é uma doença como outra qualquer que exige tratamento. Muitas pessoas pensam estar ajudando um amigo deprimido ao incentivarem ou mesmo cobrarem tentativas de reagir, distrair-se, de se divertir para superar os sentimentos negativos. Os amigos que agem dessa forma fazem mais mal do que bem, são incompreensivos e talvez até egoístas. O amigo que realmente quer ajudar procura ouvir quem se sente deprimido e no máximo aconselhar ou procurar um profissional quando percebe que o amigo deprimido não está só triste.

Uma boa comparação que podemos fazer para esclarecer as diferenças conceituais entre a depressão psiquiátrica e a depressão normal seria comparar com a diferença que há entre clima e tempo. O clima de uma região ordena como ela prossegue ao longo do ano por anos a fio. O tempo é a pequena variação que ocorre para o clima da região em questão. O clima tropical exclui incidência de neve. O clima polar exclui dias propícios a banho de sol. Nos climas tropical e polar haverá dias mais quentes, mais frios, mais calmos ou com tempestades, mas tudo dentro de uma determinada faixa de variação. O clima é o estado de humor e o tempo as variações que existem dentro dessa faixa. O paciente deprimido terá dias melhores ou piores assim como o não deprimido. Ambos terão suas tormentas e dias ensolarados, mas as tormentas de um, não se comparam às tormentas do outro, nem os dias de sol de um, se comparam com os dias de sol do outro. Existem semelhanças, mas a manifestação final é muito diferente. Uma pessoa no clima tropical ao ver uma foto de um dia de sol no pólo sul tem a impressão de que estava quente e que até se poderia tirar a roupa para se bronzear. Este tipo de engano é o mesmo que uma pessoa comete ao comparar as suas fases de baixo astral com a depressão psiquiátrica de um amigo.

NINGUÉM SABE O QUE UM DEPRIMIDO SENTE, SÓ ELE MESMO E TALVEZ QUEM TENHA PASSADO POR ISSO. Nem o psiquiatra sabe: ele reconhece os sintomas e sabe tratar, mas isso não faz com que ele conheça os sentimentos e o sofrimento do seu paciente. Os sintomas da depressão são muito variados, indo desde as sensações de tristeza, passando pelos pensamentos negativos até as alterações da sensação corporal como dores e enjôos. Contudo para se fazer o diagnóstico é necessário um grupo de sintomas centrais:

Perda de energia ou interesse Humor deprimido Dificuldade de concentração Alterações do apetite e do sono Lentificação das atividades físicas e mentais Sentimento de pesar ou fracasso

Os sintomas corporais mais comuns são sensação de desconforto no batimento cardíaco, constipação, dores de cabeça, dificuldades digestivas. Períodos de melhoria e piora são comuns, o que cria a falsa impressão de que se está melhorando sozinho quando durante alguns dias o paciente sente-se bem. Geralmente tudo se passa gradualmente, não necessariamente com todos os sintomas simultâneos, aliás, é difícil ver todos os sintomas juntos. Até que se faça o diagnóstico praticamente todas as pessoas possuem explicações para o que está acontecendo com elas, julgando sempre ser um problema passageiro.

Outros sintomas que podem vir associados aos sintomas centrais são:

Pessimismo Dificuldade de tomar decisões Dificuldade para começar a fazer suas tarefas Irritabilidade ou impaciência Inquietação Achar que não vale a pena viver; desejo de morrer Chorar à-toa Dificuldade para chorar Sensação de que nunca vai melhorar, desesperança... Dificuldade de terminar as coisas que começou Sentimento de pena de si mesmo Persistência de pensamentos negativos Queixas freqüentes Sentimentos de culpa injustificáveis Boca ressecada, constipação, perda de peso e apetite, insônia, perda do desejo sexual

Basicamente existem as depressões monopolares (este não é um termo usado oficialmente) e a depressão bipolar (este termo é oficial). O transtorno afetivo bipolar se caracteriza pela alternância de fases deprimidas com maníacas, de exaltação, alegria ou irritação do humor. A depressão monopolar só tem fases depressivas.

Para afirmarmos que o paciente está deprimido temos que afirmar que ele sente-se triste a maior parte do dia quase todos os dias, não tem tanto prazer ou interesse pelas atividades que apreciava, não consegue ficar parado e pelo contrário movimenta-se mais lentamente que o habitual. Passa a ter sentimentos inapropriados de desesperança desprezando-se como pessoa e até mesmo se culpando pela doença ou pelo problema dos outros, sentindo-se um peso morto na família. Com isso, apesar de ser uma doença potencialmente fatal, surgem pensamentos de suicídio. Esse quadro deve durar pelo menos duas semanas para que possamos dizer que o paciente está deprimido.

A causa exata da depressão permanece desconhecida. A explicação mais provavelmente correta é o desequilíbrio bioquímico dos neurônios responsáveis pelo controle do estado de humor. Esta afirmação baseia-se na comprovada eficácia dos antidepressivos. O fato de ser um desequilíbrio bioquímico não exclui tratamentos não farmacológicos. O uso continuado da palavra pode levar a pessoa a obter uma compensação bioquímica. Apesar disso nunca ter sido provado, o contrário também nunca foi.

Eventos desencadeantes são muito estudados e de fato encontra-se relação entre certos acontecimentos estressantes na vida das pessoas e o início de um episódio depressivo. Contudo tais eventos não podem ser responsabilizados pela manutenção da depressão. Na prática a maioria das pessoas que sofre um revés se recupera com o tempo. Se os reveses da vida causassem depressão todas as pessoas a eles submetidos estariam deprimidas e não é isto o que se observa.

Os eventos estressantes provavelmente disparam a depressão nas pessoas predispostas, vulneráveis. Exemplos de eventos estressantes são perda de pessoa querida, perda de emprego, mudança de habitação contra vontade, doença grave, pequenas contrariedades não são consideradas como eventos fortes o suficiente para desencadear depressão.

O que torna as pessoas vulneráveis ainda é objeto de estudos. A influência genética como em toda medicina é muito estudada. Trabalhos recentes mostram que mais do que a influência genética, o ambiente durante a infância pode predispor mais as pessoas. O fator genético é fundamental uma vez que os gêmeos idênticos ficam mais deprimidos do que os gêmeos não idênticos.

Ref. Bibliograf: Liv 01 Liv 19 Liv 03 Liv 17 Liv 13 Eur. Psychiatry 2001; 16: 327-335

Relapse and Recurrence Prevention in Major DepressionJG storesum J Psychiatry Res. 2000; 48: 493-500

FONTE: http://www.psicosite.com.br/tra/hum/depressao.htm

terça-feira, 8 de abril de 2008

Nosso momento

E tudo começou com um olhar. Cruzamos nossos olhos, os seus verdes, os meus castanhos, entre goles de cerveja e risadas entre amigos. Um forte clima de sedução tomou conta daquela atmosfera e nos levou a lugares que nem o pensamento chegava. Quando nos beijamos, em meio a tantas pessoas, me senti em um sonho onde só existíamos nós dois. Ignoramos a imensa platéia e sedentos de paixão, trocamos olhares insaciáveis que bastaram para que entendêssemos o que estaria por vir... A intimidade seria inevitável naquela noite de olhares tão mágicos. Sua voz soava para mim como música cadenciada e me guiava, louca, sem saber por onde seguir. Com os olhos, fixos...eu em você e você em mim, nossos corpos suados convulsionavam em sincronismo...sem parar. Um gozo infinito tomou conta de nós dois e o cansaço foi chegando, como era de se esperar. No repouso de depois, com os corpos debruçados um sobre o outro e as pernas entrelaçadas como em um nó, foi que eu pude perceber a realidade daquele sonho...Era o momento...o nosso momento...

SEUS OLHOS

Ah! Esses olhos que me olham inocentes... Se fossem azuis, seriam o mar Se fossem negros, o céu à noitinha Se fossem castanhos, a terra que cobre as montanhas... Mas eles são verdes... E são de você... Esses olhos que me olham inocentes...

Se eu fosse uma rosa...

Se eu fosse uma rosa?

Eu estaria em um lindo jardim,

Exalando o melhor dos perfumes,

E esperando ser colhida por você!

Ah, se eu fosse uma rosa...

Chega de dor..........

PRIMAVERA

Amor, é primavera! Além vagueia o sol... Sonhos, fantasias, quimeras Rosa, violeta, girassol... Veja o verde e rosa das flores Respire o azul dos céus O arco íris se exibe em cores As heras formam-se em véus... Dá-se o fim de todas as dores Já é tempo de felicidade Onde se eternizam amores E suas juras de calamidade... Kikinha

POEMA DO AMOR DE NÓS DOIS

Chegaste sem pedir licença E invadiste meu ser com sua sede voraz. Trancaste teu amor em meu peito E teu desejo entre minhas pernas Sem que eu pudesse argumentar. Alojaste teu sexo no meu E misturamos nossos gozos Em um grito mútuo de prazer. Fizeste de mim Rainha plena E de ti Herói sedento, Ambos saciados pelo tremor de nossos corpos. Adormeceste sobre meus seios lânguidos Transbordando de suor E murmuraste em despedida. Até que o sono nos permitisse Vencer nosso cansaço Para que o amor pudesse se dar novamente. Kikinha

Razões x Emoções

Todos os dias que toca meu despertador nas primeiras horas da manhã, me pergunto? Qdo foi determinado, e por quem, que o horário "comercial" seria de 08:00hs às 18:00hs? Pq temos que dormir à noite? Ora, se pensarmos bem, de dia td é mais difícil...os telefones estão sempre ocupados, a internet está lenta, o trânsito caótico! Na madrugada, td flui com tranquilidade! Eu por exemplo, tenho alta produtividade noturna, enquanto durante o dia me sinto cansada, irritada, esgotada de td! E digo mais.....de dia me torno pura razão...me transformo em um ser ultra racional, que em nada se parece com meu verdadeiro EU. De dia, eu penso, raciocino, chego a conclusões(nem sempre bem vindas...). Na madrugada há algo de lúdico no ar...a própria brisa que sopra leva embora toda e qualquer sombra de racionalidade. Na madrugada, não penso...sinto...produzo espontaneamente...não me preocupo com métrica, estilística ou gramática! Simplesmente sinto, e escrevo...........Assino meus melhores textos....crio minhas grandes histórias e minhas melhores personagens. Sou pura emoção....sou EU de verdade...E a cada dia que passa, sinto mais necessidade de me reencontrar com meu EU...para isso, frequento minhas sessões de psicanálise...Para isso, fico acordada, na espera de que todos durmam...aí, enfim, me sinto à vontade para expulsar a razão e cultivar a emoção..............E que assim seja sempre! É como alguém já disse um dia....."DEPOIS QUE APRENDI A PENSAR, QUASE ME ESQUECI DE SENTIR..." Uma boa noite, repleta de mta poesia e sem burocracia....

FILHOS...Melhor não tê-los...

POEMA ENJOADINHO
Filhos . . .
Filhos? Melhor não tê-los!
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Se não os temos
Que de consulta
Quanto silêncio
Como os queremos!
Banho de mar
Diz que é um porrete . . .
Cônjuge voa
Transpõe o espaço
Engole água
Fica salgada
Se iodifica
Depois, que boa
Que morenaço
Que a esposa fica!
Resultado: filho.
E então começa a aporrinhação:
Cocô está branco
Cocô está preto
Bebe amoníaco
Comeu botão.
Filhos? Bloco de texto
Filhos... Melhor não tê-los
Noites de insônia
Cãs prematuras
Prantos convulsos
Meu Deus, salvai-o!
Filhos são o demo
Melhor não tê-los . . .
Mas se não os temos
Como sabê-los?
Como saber que macieza nos seus cabelos
Que cheiro morno na sua carne
Que gosto doce na sua boca!
Chupam gilete
Bebem xampu
Ateiam fogo no quarteirão
Porém que coisa
Que coisa louca
Que coisa linda
Que os filhos são!
VINICIUS DE MORAES

segunda-feira, 7 de abril de 2008

POEMA PARA MARIA LUIZA

Há quase onze anos atrás, nascia uma flor...uma linda flor a quem dei o nome de Maria Luiza. Aos 28 do mês de Novembro, ano 1997, às 08:54hs, nascia o meu bem maior...minha maior inspiração.
As primeiras linhas que escrevi para ela foram exatamente essas:
POEMA PARA MARIA LUIZA
Tu és o espelho da minha imagem
Reflexo perfeito da minha infância
És luz absoluta
De um sol que jamais brilharia sem ti
És fruto de um momento imperfeito
Mais que perfeito
És a ressurreição da minha alma
Meu melhor motivo para viver
Flor do meu ventre
Primavera do meu ser .
Da sua mãe que te ama !

Devaneios de uma Mente Imunda e Bela

O mar tem múltiplos significados...o mesmo mar, visto do mesmo lugar, pela mesma pessoa...pelos mesmos olhos atentos...por vezes carregando poesia, por vezes carregando lágrimas

EU GOSTO DO MEU QUARTO, DO MEU DESARRUMADO...

COISAS QUE EU SEI Danni Carlos/Dudu falcão Eu quero ficar perto De tudo que acho certo Até o dia em que eu mudar de opinião A minha experiência Meu pacto com a ciência Meu conhecimento é minha distração... Coisas que eu sei Eu adivinho sem ninguém ter me contado Coisas que eu sei O meu rádio relógio mostra o tempo errado Aperte o Play... Eu gosto do meu quarto, do meu desarrumado Ninguém sabe mexer na minha confusão É o meu ponto de vista, não aceito turistas Meu mundo tá fechado pra visitação... Coisas que eu sei O medo mora perto das idéias loucas Coisas que eu sei Se eu for eu vou assim não vou trocar de roupa É minha lei... Eu corto os meus dobrados, acerto os meus pecados Ninguém pergunta mais depois que eu já paguei Eu vejo o filme em pausas Eu imagino casas Depois eu já nem lembro do que eu desenhei... Coisas que eu sei Não guardo mais agendas no meu celular Coisas que eu sei Eu compro aparelhos que eu não sei usar Eu já comprei... Às vezes dá preguiça na areia movediça Quanto mais eu mexo mais afundo em mim Eu moro num cenário do lado imaginário Eu entro e saio sempre quando tô a fim... Coisas que eu sei As noites ficam claras no raiar do dia Coisas que eu sei São coisas que antes eu somente não sabia... Coisas que eu sei As noites ficam claras no raiar do dia...agora eu sei!

E o tempo não pára....e não passa!

Passa, passa tempo Passa por mim como rolo compressor Passa e leva contigo minhas memórias Mas passa depressa pra não machucar. Corre, ligeiro como o vento Corre paralelo ao meu pensamento Mas corre depressa pra logo acabar. Voa, voa tempo Voa longe, voa breve Mas com cuidado pra não ter que parar. Passa, passa tempo... Pois já era tempo De não mais chorar...

Intimidade

Quero sentir teu corpo
Como roupa íntima
E ver escorrer no lençol
O gozo matinal
De quando estás comigo...

Ao meu amor...

Sente o amor como ele é
Deixa o resto à poesia...
E no meu corpo de repente
Morre sem pedir perdão.
Dorme, amor, no peito meu
Sonhar nunca é em vão...
E no teu corpo hei de morrer
E comigo, a solidão...