sábado, 26 de abril de 2008

TRANSTORNO BIPOLAR

O que é transtorno bipolar...
O transtorno bipolar consiste numa alteração dos mecanismos que regulam o estado do ânimo. Parece que o sistema límbico é a área do cérebro encarregada de atuar como um autêntico “animostato”, ou seja, de forma similar a um termostato numa moradia: mantendo uma temperatura regular e ativando as estruturas necessárias pra manter o equilíbrio. No caso do termostato, quando este detecta uma temperatura superior à afixada, ativa a refrigeração e ativa a calefação se a temperatura é extremamente baixa. O estado de ânimo das pessoas tende a regular de acordo com a situação ambiental. Quando uma pessoa padece de transtorno bipolar, ou seja, quando o “animostato” não funciona corretamente, o estado de ânimo passa a ser instável, independentemente do ambiente.
Há vários mecanismos fisiológicos implicados no transtorno bipolar, a maioria em nível de neurotransmissores. Os neurotransmissores são as substâncias encarregadas de transportar a informação no cérebro. Existem provas empíricas de que alguns neurotransmissores (dopamina, serotonina, noradenalina, acetilcolina) funcionam de forma anômala no transtorno bipolar. Também existem anomalias no funcionamento hormonal, sobretudo no hormônio tireoideano.
Atualmente pode se afirmar, sem nenhum tipo de dúvida, que o transtorno bipolar tem uma base biológica e se transmite geneticamente. São ultrapassadas as teorias que afirmavam que distintos fatores psicológicos ou sociais (traumas infantis, más relações familiares, fatores de personalidade) eram a causa do transtorno bipolar. Hoje, sabe-se que todos esses fatores podem precipitar ou agravar a doença, mas nunca causá-la.
A doença bipolar é crônica e recorrente; isso significa que dura por toda a vida, mas não é igualmente grave durante toda ela, e os episódios tendem a se repetir. Cerca de uns 4% da população sofrem algum tipo de transtorno bipolar. As taxas de prevalência desse transtorno são muito semelhantes em todos os países, o que demonstra que é uma enfermidade universal, não estando vinculada a condicionantes culturais ou sociais.
Felizmente hoje já dispomos de tratamentos muito eficazes pra manter o transtorno bipolar compensado, de modo que muitas pessoas que em outras épocas passaram grande parte do seu tempo na marginalidade ou institucionalizadas possam levar uma vida normal (dito de outro modo, não estar escravizado pelo transtorno). Há muitos pacientes bipolares que conseguem levar uma vida social, familiar e sentimental completamente adaptada, com um rendimento laboral tão bom quanto o de qualquer pessoa não bipolar.
De fato, a lista de pessoas afetadas pelo transtorno bipolar que hoje ocupam um importante lugar na história é interminável: líderes políticos como Churchill ou Ulysses Guimarães, pintores como Van Gogh ou Paul Gauguin, brilhantes compositores como Schumann ou Tchaikovsky, eminentes escritores como Virginia Wolf, Hemingway, Charles Baudelaire, Herman Hesse ou Edgar Allan Poe e no Brasil, os cantores Elis Regina, Cazuza e Renato Russo.
Devemos começar a pensar que ter um transtorno bipolar não é mais ou menos grave do que padecer outras doenças crônicas como asma ou diabetes, e que na maior parte dos casos pode-se manter compensado o transtorno graças a uma medicação adequada e ao seguimento estrito de pautas condutuais.
FONTE: MANUAL DE PSICOEDUCAÇÃO PARA O TRANSTORNO BIPOLAR.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Adrenalina...

"...não importa que a aventura seja louca, desde que o aventureiro seja lúcido."