sábado, 11 de abril de 2009

A Queda do Império em Milão...

Uma história de ascenção e queda do Imperador de Milão.
A cada dia, um capítulo mais emocionante. Não perca...diariamente nos melhores jornais e canais de TV...

SARGENTO GETÚLIO

Por onde anda o Sgto.Getúlio? Foi buscar um subversivo lá pros lados de Paulo Afonso, pra levar para Aracajú e nunca mais voltou...
Será que o "pau-mandado" se encheu de cana pelo sertão afora e bateu as botas? Será que se enovelou com uma rapariga qualquer numa dessas casas de tolerância pelo caminho? Será que resolveu mostrar que é macho (pelo menos ele pensava que era...) e tomou um teco dos discípulos de Lampião?
Vai saber.............................
Dizem por aí que abortou a missão que lhe cabia e foi morar numa cidade serrana lá pros lados do Rio de Janeiro...Mas sua passagem por lá tá com os dias contados...Já tem uma legião de cabras querendo mandar o tal de volta lá pra terra de onde ele veio...SAP...um lugarejo perdido no mapa desse Brasilzão abarrotado de "Zés-Ninguém..."
Corre à boca pequena que nem por lá querem o cabra de volta...E em terra de Coronel, quem é Sargento lava a cueca...
Pobre Sgto.Getúlio...expulso de Sergipe por "São" João Ubaldo Ribeiro, perseguido na terra de Santa Teresa, contava com os braços abertos de Santo Antônio...Broxou...........O jeito será apelar pra Santo André e constituir morada em Magé...lá não tem Santo não...e a lei da Baixada tem apenas um único parágrafo: "Aqui, o buraco é mais embaixo" - e um único § -"A sete palmos".
Que Deus tenha piedade dos ímpios e pecadores, e lhes conceda um lugar no Paraíso...e que esse lugar seja bem longe do destino dos bons...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

LUTO...

À minha sogra...

Estando mais uma vez diante de uma perda, me peguei a divagar sobre o significado da morte. Não o significado religioso ou místico, mas o meu sentimento em particular.
Vi a paz de alguém que "optou" por partir sem dor, e isso me confortou. Mas o egoísmo inerente a todos nós, seres humanos, parece ser maior do que qualquer sentimento de resignação. Nós queremos ver todos os "nossos" vivendo eternamente. E nem ao menos perguntamos a eles, se esse é também o seu desejo.
O desprendimento necessário para aceitar tais situações não faz parte do nosso rol de sentimentos e emoções. Somos possessivos ao extremo. E como a morte é inevitável, sofremos por esse sentimento de posse. Por que será que nossa inteligência e poder de racionalização não nos protege dessa dor?
A resposta é simples, e vem de uma outra questão: Qual de nós consegue racionalmente suplantar os caprichos do coração? Difícil, não é?
Enfim, o que nos cabe é aceitar essa condição tão particular e essencial aos seres dotados de vida. Se não conseguimos colocar a razão acima da emoção, nos resta aprender a lidar com a dor oriunda do coração e da alma. Sabendo que o tempo sempre há de aquietar o que há de negativo em nosso caminhar. O saldo sempre será positivo na conta dos que vivem, chorando e sorrindo, não necessariamente nessa ordem.
Será sempre essa eterna luta entre a prepotência da razão e a impotência emocional. Sendo que já conhecemos o vencedor...
D. Regina, vá tranquila, e faça da sua paz, a nossa paz!
Com carinho, da sua nora...