sábado, 1 de novembro de 2008

ALL STAR AZUL

ALL STAR AZUL Estranho seria se eu não me apaixonasse por você...
O sal viria doce para os novos lábios
Colombo procurou as índias mas a terra avistou em você...
O som que eu ouço são as gírias do seu vocabulário
Estranho é gostar tanto do seu ALL STAR AZUL...
Estranho é pensar que o bairro das Laranjeiras,
Satisfeito, sorri, quando chego ali,
E entro no elevador...aperto o 12 que é o seu andar
Não vejo a hora de te encontrar
E continuar aquela conversa que não terminamos ontem
Ficou pra hoje...
Estranho mas já me sinto como um velho amigo seu...
Seu ALL STAR AZUL combina com o meu, preto, de cano alto
Se o homem já pisou na lua, como eu ainda não tenho seu endereço
O tom que eu canto as minhas músicas para a tua voz parece exato.
Estranho é gostar tanto do seu ALL STAR AZUL....................
By Nando Reis

DIGA NÃO À ROTINA!

Abaixo o "pijama marrom"... Vista-se com criatividade...

Um Pouco de Filosofia...

Nietzche para quem precisa... ...e para quem entende...

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Rivotril - Para pensar!

Rivotril, ou Clonazepan, é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, portanto, tem sua venda restrita, vinculada à apresentação de "receituário" azul, como é conhecido popularmente. Sua ação e principal indicação seria nas epilepsias, porém, devido ao seu efeito miorrelaxante e sedativo, passou a ser um dos medicamentos de escolha para tratamento de algumas outras entidades clínicas e psiquiátricas...e com excelentes resultados. É vendido nas dosagens de 0,25mg ; 0,5mg ; 2,0mg , sendo o preço bastante acessível.
Na minha prática médica, em consultório, observo que aumenta a cada dia o n° de usuários de benzodiazepínicos, em especial, o Rivotril. Na maioria das vezes, indicado pelo vizinho ou um familiar que faça uso. Ou seja, o número de pacientes usando a droga sem indicação precisa é imenso. Todos apresentam uma justificativa própria, que julgam ser suficiente para acobertar a falta de responsabilidade e critério. Tento em vão demovê-los da idéia de que um comprimido vez ou outra vai reestabelecer o equilíbrio que tanto procuram. O máximo a fazer é me negar a fornecer a receita para que possam comprar o medicamento. No fundo, sei que conseguirão com algum colega desavisado ou "mais generoso"que atende na próxima esquina.
O uso dos benzodiazepínicos, particularmente o Rivotril, não se restringe a pacientes em tratamento psiquiátrico. Usa-se também para outras patologias, de ordem clínica, onde verifica-se algum grau de ansiedade, distúrbios do sono ou sintomas depressivos, quando podemos associá-lo a outras classes de medicamentos.
O fato é, amigos, que a "tarja preta" já foi fator de preocupação e de limitação há alguns anos atrás. Hoje virou moda. Se você não é usuário de um "tarja preta", é tido como cafona...fora dos padrões da nossa realidade. Hoje vale mais o vício em uma droga permitida pela nossa lei, do que uma boa terapia ou até uns dias de férias na praia ou na serra. É mais fácil tomar um comprimido, do que sentar e dialogar com a esposa/marido ou com os filhos. É mais fácil tomar um comprimido, do que argumentar com seu chefe no trabalho.
A verdade é que o Rivotril, e outros da mesma classe terapêutica, são hoje usados por qualquer motivo: Me aborreci: Rivotril! ; Não consigo dormir: Rivotril! ; Meu time perdeu: Rivotril! ; Meu filho ainda não chegou da rua: Rivotril! ; Meu salário está atrasado: Rivotril! E por aí vai...são inúmeras as situações que "justificam" o uso constante do medicamento...Devo admitir que é uma solução prática sim, porém aonde fica nossa capacidade de dialogar, argumentar, conduzir uma situação adversa com tranquilidade e bom senso? Aonde fica a nossa fé, seja ela qual for, para nos ajudar a seguir em frente? Aonde ficam os bons livros que poderiam estar sendo lidos nas noites de insônia, que são comuns a todos nós?
Amigos, devo dizer que nada tenho contra o Rivotril, posto que sou usuária antiga(sob prescrição médica) deste medicamento. Apenas faço um apelo para que o uso indiscriminado não se torne uma rotina cotidiana, para que as consequências não apareçam cada vez com mais frequência em nossa sociedade.
Houve um tempo em que éramos a "Geração Prozac". Hoje somos a "Geração Rivotril". Será que não merecíamos um rótulo mais bonito?

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

MACHUPICCHU - História e Sonho...

Machupicchu, a cidade sagrada dos Incas,no Perú, está localizada a 2.350m de altitude (Praça Principal). A cidade foi uma fortaleza “encravada” na área mais inacessível dos Andes, escondida dentro da floresta tropical e construída com uma localização geográfica privilegiada, que combinava as montanhas sagradas, água corrente e um alinhamento celestial quase perfeito, especialmente para a passagem do deus Sol. É impressionante ver a disposição dos prédios, o trabalho em pedra e os terraços para a agricultura num local quase inacessível. Tudo é meticulosamente organizado, desde a abertura de ruas até as escadarias construídas para aproveitamento do espaço. Tais degraus, de pedra, levam aos templos místicos feitos com blocos de granito branco, dispostos caprichosamente um sobre o outro, sem adição de argamassa. Ali, nasceu o sofisticado estilo da arquitetura inca. Machupicchu, assim como quase todos os nomes Quéchuas de lugares da região, é uma palavra composta que provêm de machu = velho e picchu = cume ou montanha. Portanto, Machupicchu se traduz como "montanha velha". O clima em Machupicchu apresenta as mesmas características que toda a região e pode ser definido basicamente em apenas duas estações: a estação das chuvas, que vai de setembro a abril e a estação seca de maio a agosto. Porém, como se encontra no início da Selva Amazônica Peruana, está sujeita a chuvas em qualquer época do ano. A temperatura média anual é de 13°C , variando entre 0°-26°C, no inverno e verão, respectivamente. A descoberta científica de Machupicchu se deu em Julho de 1911, pelo historiador norte-americano Hiram Bingham. Alguns historiadores peruanos alegam que Bingham pilhou e não descobriu Machupicchu. Segundo eles, Bingham levou grande quantidade de objetos de ouro, múmias e obras de arte, que hoje estariam espalhadas por museus nos EUA e até numa suposta coleção particular. Outros pesquisadores afirmam que Machupicchu foi descoberta em 1901, pelos agricultores peruanos Mariano e Agustín Lizárraga, que haviam deixado uma inscrição com seus nomes e a data de chegada em um dos monumentos. Mas o certo é que, quem apresentou Machupicchu ao mundo foi Bingham. Até hoje, pouco se sabe sobre a finalidade da construção da cidade sagrada de Machupicchu, e muito menos, os motivos que teriam levado seus antigos habitantes a abandonarem sua cidade. Sabe-se porém, que Machupicchu é um destino de incomparável beleza e força espiritual, que emana dos remanescentes arqueológicos, além de ter sido recentemente incluída no seleto grupo das 7 novas maravilhas do mundo. Para quem, como eu, sonha em visitar o berço sagrado da civilização inca, sugiro visitar o site: www.machupicchu.com.br (minha fonte de consulta), onde saberão tudo sobre a história de Machupicchu, e levarão consigo preciosas dicas e roteiros variados de viagem. Ainda dá pra se deliciar com as belas fotografias, até que seja possível fazer as malas e embarcar nesse sonho... Saudações sempre cordiais,
Kikinha...sonhando sempre...

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Bruxismo e Stress

O BRUXISMO:
Hábito extremamente destrutivo adquirido inconscientemente, que consiste em raspar durante o sono as superfícies dos dentes superiores contra os inferiores.
Considerado um hábito parafuncional de ranger os dentes; a dificuldade para sua resolução aumenta de acordo com a gravidade do desgaste produzido.
Estes sintomas são comuns durante o sono. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia, formam um problema progressivo onde o paciente perde os parâmetros e só percebe que tem bruxismo se prestar atenção na própria tensão muscular ou se alguém ouvir o ranger noturno.
O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações. O bruxismo é associado ao stress em 100% dos casos. Todos os pacientes com sintomas de bruxismo têm aumento da tensão emocional. A freqüência e a severidade podem variar e aumentar a cada noite, estando altamente associada ao stress emocional e físico. Pessoas com bruxismo têm um termômetro psicológico na boca.
Bom, o que não tem remédio, remediado está...já dizia a minha avó, mas..............dá pra tirar esse termômetro da minha boca??? Já se passaram os 3 minutos.........MANHÊÊÊ!!!

Charles Bukowiski

Charles Bukowiski, para quem não conhece, foi um "poeta", nascido na Alemanha e criado nos EUA, muito badalado nos anos 70/80, famoso por transformar as adversidades de seu próprio caminho em literatura. Sua obra nada mais é do que uma autobiografia, onde tudo é exposto com muita clareza ao público...e sem nenhum pudor. Sobreviveu a uma vida desregrada, tendo falecido aos 73 anos, em 1994, de Leucemia. Histórias de bebedeiras, vadiagem, trepadas e brigas eram o ponto alto de suas poesias e crônicas. Algumas recheadas de angústia e dramas pessoais. Suas aventuras no submundo da arte, não passavam de desventuras sem limites. Suas bobagens se tornavam geniais quando colocadas no papel. Não é à toa que nosso Bukowiski é conhecido como "Velho Safado", que aliás, vem do título de uma de suas obras-"Notas de Um Velho Safado". Suas maiores influências literárias foram Ernest Hemingway e Fiódor Dostoiévski. Dono de um universo depravado e desbocado, o velho Buk esbanjava coragem para mostrar aos seus leitores, a cruel realidade da vida...da sua vida...E para os que tentarem compreender sua obra e sua vida um tanto tumultuada, aqui vai um recado vindo do próprio Buk..."Don't Try" (Escrito em seu túmulo, a pedido dele).
Para quem resolver se arriscar, só posso dizer que vale a pena, mas reserve seu lugar no divã do meu amigo Sig Freud...você certamente vai precisar...

Qual a Relação???

Ei Sig... A vida nos impõe perguntas um tanto complicadas... Por estes dias, trabalhando, me vi diante de uma questão curiosa acerca de uma afirmativa feita por um colega. Eu disse COLEGA!!! Acredite, amigo.... Psicanaliticamente (não sei se existe essa palavra) falando, como você, Sig, o mago das associações livres, interpretaria uma ligação entre dois "objetos", que além de pertencerem a períodos diferentes da história, ainda têm atividades profissionais absolutamente diferentes??? A saber:

VAN HALEN

VON RECKLINHAUSEN

E AÍ MEU AMIGO???

Prometo um breve histórico na próxima postagem...................

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Arco Íris

" Tem quem viva de arco-íris..........." Como devem ser felizes esses !! " Quando a gente sabe que não tem cor, a gente não espera que tenha cor...... Decepcionante é quando a gente imagina colorido e a realidade vem no mais cruel preto e branco......... "

O DIVÃ:

Sig...saudade imensa dos nossos encontros...
Por isso, cá estou, de volta ao teclado...e ao DIVÃ...

LIVROS: Paixão ou Vício

Recomendo:
Tem mais...
Aguardem as próximas dicas...
Boa leitura !!!

***DICA DE FILME***

"BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS" - Charlie Kaufman
(Eternal Sunshine of the Spotless Mind)
"Você ama quem você ama, não importa porque você ama"
Elenco:
Jim Carrey (Joel Barish)Kate Winslet (Clementine Kruczynski)Elijah Wood (Patrick)Mark Ruffalo (Stan)Kirsten Dunt (Mary)Tom Wilkinson (Dr. Howard Mierzwiak)
Sinopse:
Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.
Vale conferir!!!
OBS: Como podem ver, estou ressurgindo das trevas...