quarta-feira, 1 de julho de 2009

Carmen de Bizet - Habanera

Carmen, composta pelo francês Georges Bizet, é uma das óperas mais encenadas de todos os tempos. Foi a última composição de Bizet e teve sua estréia em Paris, no ano de 1875.
Drama Lírico em 4 atos, a história, baseada na novela homônima de Prosper Merimée, é ambientada na Espanha e conta a saga da cigana Carmen, do soldado José e do toureiro Escamillo que protagonizam um triângulo amoroso repleto de amor, ciúme e morte.

Carmen é a Ópera não-italiana com o maior n° de árias famosas, com destaque para a Habanera - L'Amour est un oiseau rebelle.

A habanera é um estilo de dança criado em Havana, Cuba. Foi a primeira música genuinamente afro-latino-americana, que foi levada de Cuba para salões europeus por volta do século XVII. Foi sofrendo alterações em sua estrutura básica devido aos arranjos que lhe deram os músicos da Europa e assim, alterada, voltou às Américas através dos imigrantes portugueses e espanhóis. É uma música de compasso binário, com o primeiro tempo fortemente acentuado, com uma curta introdução seguida de duas partes de oito compassos cada uma, com modulação do tom crescente. Da habanera derivam diversos ritmos como o maxixe brasileiro e o tango argentino, além do vanerão dos gaúchos. É uma dança que foi também, algumas vezes, aproveitada no repertório erudito, sendo o exemplo mais famoso a "Habanera de Carmen."

O filósofo alemão Friedrich Nietzsche também se encantou com Carmen:

"Finalmente o amor retraduzido em natureza! Não o amor de uma virgem sublime! Mas o amor como fatum, cínico, inocente, cruel – e precisamente nisso natureza! O amor que em seus meios é a guerra, e no fundo o ódio mortal dos sexos!"

Quem não viu está perdendo....