quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Dor de Cabeça...

Dor de cabeça? Aperte o botão "F*" no seu teclado emocional!
Cefaléia...a famosa e temida dor de cabeça...só quem sente, sabe do que estou falando!
Se pudéssemos fazer uma estatística (até podemos, mas não tenho saco...haha...), talvez chegássemos à conclusão que este é um sintoma dos mais incapacitantes e que se encontra entre as principais causas de afastamento do trabalho.
Em qualquer lugar que chegamos, encontramos pelo menos um infeliz com a tal dor de cabeça. O mais interessante são as expressões faciais e os gestos das mãos destas pessoas ao tentarem descrever as características de sua dor. Para quem é recordista e especialista no assunto, fica bem fácil decifrar.
Fora a grande variedade na localização (temporal, frontal, occipital...), temos também uma grande variedade de tipos de dor. Entre as mais comuns estão: em aperto, em pontadas, latejante, dor fina, no músculo, nos "nervos"...enfim, vários termos, populares ou não, que nos ajudam (ou não...) a entender a característica da dor de cada um.
Eu, infeliz vítima de dores de cabeça frequentes, já me sinto apta a decodificar nomes e gestos e apontar possíveis causas para a dor. Nada como uma experiência pessoal para nos tornarmos mestres no assunto...
As causas mais comuns seriam: TPM em mulheres, "TPM em homens", constipação, diarréia, uso de contraceptivos, contraturas musculares, distúrbios da ATM (articulação temporo-mandibular), bruxismo, dispesia, "pobrema de fígado", hipertensão arterial, afeccções da coluna cervical, e assim por diante. Excluí aqui outras causas trágicas que prefiro não citar, e é claro, não pensar que posso ser vítima de uma delas.
Mas há um porém...se juntarmos todas as causas anteriores, veremos que no fundo, a grande causa seria o estresse. Isso mesmo! Estresse dá diarréia, prisão de ventre, bruxismo, contraturas, dispepsia, aumento da pressão arterial, além de aumentar (e muiiiitoo!) os sintomas da TPM...em ambos os sexos. (Antes que me questionem, homem tem TPM sim! Mas isso é assunto para um outro post....).
Nos últimos anos, após a revolução sexual, iniciada nos anos 70, e com a diminuição do n° de mulheres que ainda acreditam em Príncipes Encantados, surgiram duas novas categorias sindrômicas, associadas principalmente às mulheres (alguns homens também...), que seriam hoje, em minha humilde opnião, a fonte de explicação mais fidedigna das causas de cefaléias originadas pelo estresse. São elas: Síndrome de Malcom e Síndrome de Naocom...
Não adianta procurar em livros ou páginas da Web, pois essa é uma teoria pessoal, que após muitos anos de observação rigorosa, pude desenvolver. É simples:
*Síndrome de Malcom: ocorre em quase 100% das mulheres "mal-comidas".
*Síndrome de Naocom: ocorre em torno de 85% das mulheres "não comidas".
A incidência é maior na Síndrome de Malcom, devido a estas mulheres estarem ainda sendo comidas, eventualmente com grande frequência, porém de forma totalmente inadequada...(acho que entendem do que estou falando, não?). Enquanto 25% das mulheres portadoras da Síndrome de Naocom, já abstrairam totalmente a existência do sexo, ou nunca tiveram oportunidade de conhecê-lo, apresentando algum grau de resignação.
Quanto à melhor maneira de reconhecermos potenciais portadoras de tais síndromes, só posso afirmar que depende muito da capacidade de observação de cada um, sendo um diagnóstico muitas vezes subjetivo e empírico. Excluem-se os casos onde há a confissão do problema pelas próprias portadoras. Sabe-se, que quase 100% das portadoras de ambas as síndromes, apresentam cefaléia! E não é para menos...pobres coitadas...(e pobres de nós que as aturamos...).
Na verdade, o que quero dizer com tudo isso, é que muitas das cefaléias tem origem no estresse, e quase a totalidade dos casos de estresse violento tem origem em uma das duas síndromes. Por isso, devemos nos dar conta da importância da profilaxia, óbvia, para tal. Nos casos onde não observamos as atitudes profiláticas, devemos partir então para o tratamento, que também é óbvio, sendo que, nas mulheres já com a síndrome instalada, temos que ser mais enfáticos, mas de forma gradual, pois o efeito pode ser devastador. Há que se ter em mente que a relação entre tempo de doença e intensidade dos sintomas é fato! E que seja também levada em conta na hora de tratar.
Para finalizar, devo fazer uma importante advertência: Mulheres mal comidas são seres perigosíssimos, e podem ser poderosas armas de destruição na vida de alguém. Estudos recentes mostram que elas podem ser mais poderosas que as mais modernas ogivas nucleares (fonte: orkut e cols.), tornando-se armas de destruição em massa e grave ameaça biológica. São geralmente carrancudas, mal humoradas, antipáticas, muito feias, agressivas e dotadas de pouca inteligência emocional. São encontradas preferencialmente em repartições públicas (são as piores), recepções de hospitais e clínicas, caixas de banco, caixas de supermercados, serventes de motel, balconistas de lanchonetes e botecos, e nerds de todas as categorias, sendo as nerds da medicina, as mais agressivas.
A conclusão que chegamos, de forma bem objetiva, é que uma boa noite de sexo, de preferência com muito amor (eu acredito em Príncipes...e já encontrei o meu!), evita o estresse, evita o aparecimento dessas síndromes cada vez mais comuns em nosso meio, e por conseguinte, evita que sejamos vítimas de agressões ao adentrar um banco ou repartição pública!
Mulheres...CUIDEM-SE! E amem muito! Faz bem pra vida...e é claro, evita as dores de cabeça!
PS: devo esclarecer que minhas dores de cabeça frequentes são originadas de crises de enxaqueca e instabilidade da ATM, causas estas que não se enquadram nas síndromes acima!
Sig...........você é o máximo, amigo! E tem plena razão......tudo tem um fundo sexual!

2 comentários:

  1. Oi Kika, eu sou o tio da Julia que ela ama e não sabe viver sem ...rsrs a Ju me apresentou seu blog e andei dando umas lidinhas e achei muito legal, não ia comentar agora, pois essa “internética” da Ju, mega, power, stopped and lazy, que causa CEFALEIA, acoplado a um note que mais parece uma moto yamaha que costumo a dizer que se ela ligar um ventilador no rosto a sensação de liberdade será total ...rsrs

    Quanto ao que vc escreveu eu concordo contigo, as reações das síndromes são devastadoras, tenho acompanhado algumas “pobres” que sofrem do mal e posso te dizer a situação é critica mesmo, pq além das dores de cabeça que são provenientes do “castelinho de areia” que não deu certo da noite anterior a seqüência no caso da síndrome de Malcon começa a desencadear reações como por exemplo: o desânimo “day after” deu mal, aí já viu a mente constantemente remete a “pobre” ao “day previous” isso vai fazendo com que a pessoa comece a recolorir o mundo tornando ele mais cinzento, geralmente as portadoras da síndrome acham todos a sua volta pessoas chatas e se tornam em pouco tempo anti-sociais não querendo mais sair se divertir e participar das coisas agradáveis de uma vida, com tempo começa a dispensar um cabeleireiro e a manicure, algumas até chegam ao ponto de rejeitar compras em shoppings com o agravamento perdem o sorriso da face e o brilho dos olhos ficando assim com a famosa “caradenojo” assumindo então a forma de monstros..rsrsrs a síndrome ainda causa baixo rendimento, descontentamento e crises do tipo “pq...pq...pq...pq?...?...?...?” não tem como tratar as síndromes, uma saída tem sido estimular a “síndrome da coceira constante”...rsrs costuma ajudar amenizando as dores de cabeça e as reações adversas são brandas..rs portanto estamos diante de um problema, não sei como Sig resolveria isso mas creio eu que tudo isso pode ser resolvido conforme for diminuindo o numero de “badcom” mas conhecido como “coelhismo” que ataca homens adultos alguns ainda desenvolvem o “mulismo” o “cavalismo” e o devastador “bobismo” que são as principais causas de síndrome de Malcon...rsrs

    vou ficando por aqui, quando der entro de novo, acho que o comentário foi meio longo ...rsrs

    um abraço
    Tio da Julia ou simplesmente Robson

    ResponderExcluir
  2. Olá, Tio da Júlia...rs
    É um grande prazer estar recebendo um comentário seu por aqui, ainda que longo...rs.
    Creio que tudo que foi exposto em seu comentário tem altíssima relevância.É claro que eu tinha pensado nos "badcom", afinal esta é uma das causas mais devastadoras da doença.E concordo com vc, quanto à solução: diminuir sua incidência no dia a dia das mulheres!
    Sig resolveria isso tudo sem problemas, desde que os homens em geral perdessem seu preconceito e admitissem procurar ajuda psi, sem se sentirem malucos ou afeminados.Mas isso tb é uma outra história!
    Ahh, gostei muito da entidade nosológica que vc criou: a Síndrome da Coceira Constante...foi bastante perspicaz de sua parte...além de ser pura realidade!
    Enquanto as soluções não explodem em nossa sofrida sociedade feminina, nos resta torcer para que os monstros contaminados pelas síndromes em questão, consigam ao menos se rebelar contra seus "badcom", indo em busca dos muitos "goodcom" que felizmente existem por aí...E enquanto isso não acontece, que se cocem bastante, sem direito ao uso de anti-histamínicos...

    Será sempre um prazer ter seus comentários por aqui...Já deu pra perceber que vc também faz parte desse universo colorido das mentes imundas e belas...
    Gde abraço...Kika.

    ResponderExcluir

Permitido comentar...sem censura, mas com educação! OK?