quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Transtornos da Personalidade

Personalidade Patológica: Dizemos que um indivíduo que tem Personalidade Patológica, é portador de um Transtorno de Personalidade. Para melhor compreensão, hoje subdividimos estes transtornos em alguns tipos, a saber: Transtorno de Personalidade Anti-social Transtorno de Personalidade Borderline (Límitrofe) Transtorno de Personalidade Paranóide Transtorno de Personalidade Dependente Transtorno de Personalidade Esquizóide Transtorno de Personalidade Ansiosa Transtorno de Personalidade Obsessiva Transtorno de Personalidade Histriônica Hoje, resumirei o que vem a ser o Transtorno da Personalidade Histriônica. Transtorno de Personalidade Histriônica: Caracteriza-se pela tendência a ser dramático, buscar as atenções para si mesmo, ser um eterno "carente afetivo", comportamento sedutor e manipulador, exibicionista, fútil, exigente e lábil (que muda facilmente de atitude e de emoções). Aspectos essenciais:

*Busca freqüentemente elogios, aprovações e reafirmações dos outros em relação ao que faz ou pensa. *Comportamento e aparência sedutores sexualmente, de forma inadequada. *Abertamente preocupada com a aparência e atratividade físicas. *Expressa as emoções com exagero inadequado, como ardor excessivo no trato com desconhecidos, acessos de raiva incontrolável, choro convulsivo em situações de pouco importância. *Sente-se desconfortável nas situações onde não é o centro das atenções. *Suas emoções apesar de intensamente expressadas são superficiais e mudam facilmente. *É imediatista, tem baixa tolerância a adiamentos e atrasos. *Estilo de conversa superficial e vago, tendo dificuldades de detalhar o que pensa.

Nas próximas postagens, falarei sobre os outros tipos... Quem quiser se aprofundar sobre o tema, siga os links relacionados aqui no blog: Psiq Web ; Psicosite ; Medicina do Comportamento ; Universo Mental. Bye-Bye............. Kikinha...valorizando a Psiquiatria nossa de cada dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permitido comentar...sem censura, mas com educação! OK?