quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Newton - O Físico do Cotidiano

Fazendo Amor segundo as leis de Newton: Devo começar este relato esclarecendo uma situação: Eu ODEIO Física! Bem, agora sinto-me mais à vontade para escrever sobre esse assunto. Espero que os matemáticos e físicos de plantão não me condenem por transformar seu raciocínio lógico e suas elaboradas equações em um fato tão emocional, e diga-se de passagem, maravilhoso! Lembro-me com arrepios do meu sofrimento diante da Física, quando eu estudava no Colégio Santo Inácio, o berço acadêmico das ciências exatas. Diante do meu total bloqueio para o raciocínio lógico, e a dificuldade que eu tinha em fazer um paralelo entre o que aprendia em sala de aula, e às atividades do cotidiano, eu sucumbi à realidade de que eu jamais entenderia e aprenderia a Física. Foram inúmeros “zeros”, inúmeros professores particulares, inúmeras explicações (sem paciência alguma) do meu colega gênio, Sérgio Hall Brum que resultaram em uma lógica irracional que foi salva em um “disquete”, que se deteriorou com o tempo. Durou o suficiente para me permitir o ingresso na Faculdade de Medicina. Mas alguma coisa ficou disso tudo, afinal, nenhum sofrimento é em vão. Tenho fortes lembranças das leis de Newton (insano isso, não?). Não sei bem porque tal assunto não foi deletado, mas hoje pensei muito nisso (por que?), e não demorei para encontrar uma explicação. Eu finalmente estava conseguindo trazer a Física para o dia a dia. Eu explico! Vamos começar relembrando as 3 Leis de Newton:
1a LEI DE NEWTON (LEI DA INÉRCIA)
Inércia é a incapacidade de um corpo em alterar o seu estado de movimento ou repouso. Se não existe a ação de forças ou se é nula a resultante das forças atuantes sobre um corpo, ele permanece em seu estado natural de movimento (repouso ou MRU – Movimento Retilíneo Uniforme). Neste caso diz-se que o corpo está em Equilíbrio. 2º LEI DE NEWTON (PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA) A Segunda lei de Newton trata dos casos em que a resultante das forças que atuam em um corpo não é nula. Neste caso, nota-se o aparecimento de uma outra grandeza conhecida: a aceleração. Se a resultante das forças atuantes sobre um corpo não é nula, ele sofrerá a ação de uma aceleração inversamente proporcional à sua massa. Ou seja, esta aceleração será maior quando um corpo tiver uma massa menor e menor se o corpo possuir uma massa maior. 3ª LEI DE NEWTON (LEI DA AÇÃO E REAÇÃO): Quando um corpo A exerce uma força (FA) sobre um corpo B (ação), o corpo B exerce uma força de reação (FB) igual e contrária sobre o corpo A (reação). Isto significa que as forças sempre ocorrem aos pares, sendo que cada membro deste par atua em um dos corpos. Cabe salientar que estas duas forças são iguais em módulo (valor), porém têm sentidos contrários. Estas duas forças (ação e reação) atuam em corpos diferentes, motivo pelo qual não podem se anular. Ótimo! Agora que todo mundo fez um revival dos tempos de escola, vamos ao paralelo proposto. Serei rápida e objetiva... Em relação à Lei da Inércia: Se um homem e uma mulher não esboçam esforço algum no sentido de fazer amor, a resultante do encontro é nula, portanto seus corpos permanecem em repouso ou em MRU...Movimento Retilíneo Uniforme, mais conhecido como: “Vou pegar minha reta e partir na direção de casa”. Os corpos estarão em Equilíbrio, o que é incompatível com a desequilibrada maravilha que é fazer amor! Em relação ao Princípio Fundamental da Dinâmica: Se a força esboçada pelos corpos de um homem e uma mulher levam a uma resultante que não seja nula, ou seja, desperta algum interesse, ocorrerá uma aceleração, no sentido de correr para um lugar mais sossegado onde possam fazer amor tranquilamente. Salientando apenas que essa aceleração será maior, quanto menor for a massa, e será menor, quanto maior for a massa. Traduzindo: Se um dos dois, ou os dois estiverem acima do peso, demorarão mais para chegar no tal lugar sossegado, o que pode acabar sendo um corta tesão. Portanto, dieta já! Por fim, chegamos na Lei da Ação e Reação: Essa é a mais fácil. Supondo que o casal em questão conseguiu chegar a tempo no tal lugar sossegado, rapidamente se deitam e um deles toma a iniciativa. Este corpo estará promovendo uma ação. Logo, o corpo que recebe a ação, responderá promovendo uma reação de igual intensidade. Dá-se então, a interação entre dois corpos. Lembrando que essas forças tem igual valor, mas ocorrem em sentido contrário, e que ação e reação são forças que ocorrem em 2 corpos diferentes, o que impede que uma força anule a outra. Ficou simples agora aprender Física, não? Experimenta fazer o mesmo com outros tópicos da Física. Garanto que nunca mais tirarão “zero” em uma prova da disciplina. OBS: Jamais experimente o raciocínio inverso, de transformar o ato de fazer amor em equações e fórmulas. O resultado é sempre terrível, um verdadeiro “zero...a zero”. Carpe Diem!
Kikinha, inspiradíssima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permitido comentar...sem censura, mas com educação! OK?