domingo, 16 de novembro de 2008

Uma mulher no Congresso de Ortopedia...

Ortopedia "Cor de Rosa"
Como é de conhecimento de todos, a Ortopedia é uma especialidade onde predomina a espécie masculina. Aliás, é na Ortopedia que se encontram os melhores exemplares da espécie. Isso considerando o universo médico!
Esse predomínio se deve a algumas razões: a Ortopedia é uma especialidade onde nos deparamos diariamente com os piores tipos de trauma, as cirurgias são pesadíssimas, o material totalmente abrutalhado, e quase sempre nos é exigido usar uma força acima do que seria o normal para uma lady...(às vezes penso: O que eu estou fazendo aqui?).
Há uma velha piadinha sem graça, que circula nos corredores das faculdades e hospitais, que diz: "Para ser ortopedista, basta ser burro e forte!" . Sempre me neguei a acreditar em tal afirmativa, pois, para começar, de burra eu não tenho nada (Sou IPC, lembram?), e forte.....hum, talvez eu já tenha sido, mas hoje em dia...sei não..............Como sempre me ensinou minha amiga Isabela "Barsa"...grande filósofa e ortopedista, sempre haverá no campo cirúrgico, um cavalheiro para fazer a força em nosso lugar!
Com isso, acabei me decidindo pela especialidade. Além de provar que uma mulher pode ser uma excelente ortopedista, havia a questão do desafio, que sempre me atraiu ao longo da minha vida! E mais uma vez citando minha amiga "Barsa"...devo admitir que é ali, na ortopedia, que temos a oportunidade de conviver com alguns dos cavalheiros mais interessantes de toda a medicina...Raramente são Nerds...geralmente bonitos e fortes...infelizmente, muitos são mal educados...
Depois de romper várias barreiras, como preconceitos, distâncias, maternidade, falta de tempo, e de ter me privado de ser uma autêntica "Amélia" (a eterna favorita deles...a mulher de verdade), tornei-me Ortopedista. Convivi muito mais com homens do que com mulheres, o que é uma grande vantagem, pois ficamos longe das fofoqueiras de plantão (apesar de que, homem quando resolve incorporar a "Maricota"...sai de baixo!). Os assuntos são bem interessantes...futebol, que amo tanto e nunca pude discutir com nenhuma amiga. Esportes em geral, rock'n'roll da melhor espécie, carros etc... Além, claro, de um assunto que em nada me interessa: mulheres...Mas é bem engraçado, pois com o tempo, a intimidade entre nós, profissionais da Ortopedia, chega a tal ponto, que permite com que os homens falem de suas aventuras, perante nós mulheres, sem o menor pudor e sem poupar palavras (ou palavrões). Lembro-me da minha época de residente, onde muitas e muitas vezes me tornei a confidente dos caras...e quase sempre, a conselheira...com certeza a mais sábia!
Após fazer e passar na prova da SBOT, que nos confere título de especialista e nos torna membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, parti para o trabalho duro! Sempre competindo com homens...sempre respondendo às mesmas questões...sempre me sentindo um verdadeiro E.T. "Nossa, você é ortopedista?" "Nunca vi uma mulher ortopedista!" "Vc aguenta essa cirurgia? É muito bruta!"... Frases clássicas!!!
O fato é, amigos...a gente acaba se acostumando...a base de uma sessão semanal de papo com Sig Freud. Além disso, a cada ano que passa, percebo um aumento significativo do n° de mulheres ingressando na Ortopedia. Adoro!!! Nós merecemos reforçar nosso exército cor-de-rosa...Trazer cor e emoção para esses abrutalhados, secos e frios...ortopedistas.
Pra finalizar, tenho que falar dos Congressos, até porque acabo de chegar de um, em Porto Alegre...Nada muda...mais homens do que mulheres, brincadeiras dos stands voltadas ao público masculino (Autorama, futebol, basquete, Fliperama)...Pancadaria pra comer um salgadinho, já que eles, geralmente, são maiores e mais fortes que nós...e muitos pisões...além de brindes que digamos, não seriam os mais próprios para nós, ladies.
O jeito, queridos, é abstrair e ir à luta! Batalhar um amendoinzinho no congresso, se contentar com um aguado refresco de maracujá, aprender a dirigir um carrinho de autorama, chutar uma bola e acertar no gol, e saber se portar quando você se torna o centro das atenções...E nós somos o centro das atenções!
Agora................querem saber mesmo, qual a GRANDE vantagem de ser mulher num congresso de Ortopedia...???
-Os banheiros femininos..............estão sempre VAZIOS!!!
Kikinha...de bexiga bem vazia!

2 comentários:

  1. taí amiga, vc definiu bem todo nosso universo ortopedístico e me sinto envaidecida em particpar como fonte de conhecimento barsístico rsrsrs. Pensar que vc irá abandonar este paraíso onde reinamos únicas, sem sermos canhões. E nossas cervejas, as palestras nos congressos dormindo de boca aberta, ainda de porre da véspera???? ai, que saudades.

    ResponderExcluir
  2. Isa, minha eterna amiga, o que foi história, ficará pra sempre, seja nos registros fotográficos, seja nos seus registros enciclopédicos ou simplesmente no registro da minha memória, pelo menos enquanto o Alzheimer não vem me visitar! Por falar nisso, tô precisando dar um mergulho naquela velha piscina do Cocoon...

    E saiba que prosseguiremos únicas para sempre, ainda que nos tornemos canhões!

    ResponderExcluir

Permitido comentar...sem censura, mas com educação! OK?